O poder das sombras na nossa vida


Sempre fui viciada em felicidade, em bem estar, em equilíbrio...não é à toa que sou balança de signo. Desde que me conheço que fui sempre tirando a minha graduação em como estar bem, como estar feliz...e...sobretudo, como estar tudo isto, rapidamente.


Lembro-me de ganhar sistematicamente a esperança na resolução de um conflito de que esse seria o último. Mas não...pouco depois vinha outro. E essa era realmente uma parte da vida que me custava mesmo a aceitar. Como se eu acreditasse, vezes sem conta, que as sombras, as partes menos simpáticas, tinham um "stock" que se esgotava, e não seria mais reposto.

As tensões eram (e ainda são) para mim difíceis (quase insuportáveis, densas, pesadas, sufocantes). Ainda hoje tenho todas estas sensações...o que já não tenho é a interpretação em formato espiral das mesmas.

Aprendi que tudo faz parte da vida. E que todas estas tonalidades a tornam mais completa, mais enformada. E quando digo isto, não o digo numa perspectiva de boa samaritana, mas a partir de um entendimento mesmo mais generalista, mais "abarcador".

O que dá perspectiva à pintura são as sombras. E assim o que nos dá perspectiva à vida, o que a relativiza, posiciona e engrandece, são as sombras, os escuros, as cavidades. É isto que simultaneamente lhes dá profundidade...ahh...tudo o que tanto gostamos.

Então a pergunta é...queres um quadro completo, mesmo que isso te traga algumas sensações, que ainda por cima estão localizadas e já sabes são temporárias?...ou queres um quadro moderamente temperado?

E é esta a pergunta que devemos fazer relativamente às pessoas ou situações que por vezes nos incomodam, que nós achamos ensombram a nossa realidade. Em relação a estas, é importante entendermos que...

#1 é melhor ter esses pontos perfeitamente identificados a desempenharem o seu papel, do que tê-los por exemplo equitativamente a anestesiar todas as situações de luz que temos na vida; e

#2 esses pontos acrescentam mesmo dimensão à nossa realidade. Dimensão materializada em ensinamentos e profundidade, de hoje e agora. De entendimento superior. Tons que não vais mais querer dispensar na palette da tua vida.

Com amor,

[à luz e às sombras que a trazem]

Rita


7 visualizações

Para estares sempre actualizado...

  • Instagram
  • Facebook
  • Black LinkedIn Icon