É na família que aprendemos a ensinar



A família é uma instituição de educação por excelência.

Tenhamos filhos, ou não, seguramente existem muitas pessoas nas nossas vidas para quem desempenhamos (ou podemos desempenhar) o papel de educadores.

Entender o nosso papel como educadores e como construtores de um melhor futuro é chamar a nós a responsabilidade pelo desenho de uma visão que engloba um papel activo nesta área.

Dos nossos pais recebemos...

Sendo a família uma instituição viva, dos nossos pais, mais do que o que nos foi dito, recebemos o que foi efectivamente vivido. É assim que funciona.

Com eles tivémos a oportunidade de aprender uma série de coisas e de ser inspirados para tantas outras. E tivémos também a oportunidade de, numa perspectiva evolutiva, perceber o que está na nossa existência para ser melhorado e “limpo” em termos da passagem para os nossos filhos.

Aos nossos filhos damos...

Que tipo de pessoas queremos ajudar a criar, que valores reforçam a actuação da nossa família, que orientações pautam as decisões do nosso agregado.

Esta é talvez a pergunta que resume a nossa actuação como educadores. É a linha mestra que nos guia na nossa actuação diária e na visão que temos sobre o que gostaríamos de acrescentar à sociedade.

Ficamos contentes se os nossos filhos se transformarem em adultos...

...autónomos | felizes | saudáveis | conscientes.

Estas são as qualidades chave que queremos desenvolver nos nossos filhos.

E tu?

Em amor de família,

Rita e Rodrigo


0 visualização