A supressão de ti


Não resisto a conversar aqui um pouco sobre um tema que vejo vezes sem fim nas minhas consultas. A supressão.

Suprimimos para parecermos bem, suprimimos para sermos aceites, para chamarmos a atenção, para fazermos a “coisa certa”, para mantermos uma paz aparente, enfim uma série de razões, que em nada nos beneficiam.


Esta é uma atitude que está presente em nós, instalada no nosso sub-consciente e enraizada, na maioria das vezes, na nossa infância. Foram mecanismos que aprendemos em criança por altura da construção da nossa personalidade e que, transportámos para a idade adulta.

Em criança fizemos isto para responder às nossas necessidades mais básicas de pertença e amor próprio. Mas em adulto, já não era suposto precisarmos disto. Saímos de casa dos nossos pais, mas na realidade não saímos. E a prova está nestas variadas atitudes, comandadas pelo subconsciente. A nossa conversa até pode dizer o contrário, mas a nossa atitude é transparente.

Sempre que suprimimos, abafamos uma parte de nós. Como se tivéssemos a validar para nós próprios que não podemos ser verdadeiros, sob pena de…todas aqueles fantasmas que já invocámos acima ganharem forma. Suprimir leva a um desligar crescente da pessoa e da sua vontade. No final do ciclo, autómatos, sem desejo nem dor, sem paixão, sem vida. Não é este de certeza o caminho que queremos seguir.

Sairmos deste ciclo, é…

…em primeiro lugar, um trabalho de tomada de consciência. É entendermos esta dinâmica em verdade. É percebermos o enquadramento e o efeito de uma supressão.

…também vontade. É ter intenção de realmente sair do ciclo, de nos assumirmos de uma forma independente no mundo. Independente não quer dizer sozinho, quer dizer verdadeiro e seguro da sua verdade.

…podemos então agora, iniciar um trabalho em cada um de nós.

# que situações tendo eu a suprimir a minha vontade, ou a minha verdade?

# a favor de quê?

# onde está enraizada esta necessidade de supressão?

PS - Se te pudermos ajudar, através das nossas sessões individuais, envia-nos por favor uma mensagem. Conhecemos o processo e para nós, é um gosto enorme, poder contribuir para a tua libertação.


0 visualização

Para estares sempre actualizado...

  • Instagram
  • Facebook
  • Black LinkedIn Icon