Supressão é uma forma de manipulação


Entender a supressão é entender o conceito na sua plenitude, aceitando as diversas formas que a mesma pode assumir.

A supressão pode ser passiva, quando não reagimos; ou activa, quando de forma declarada suprimimos a nossa expressão, a nossa verdade, os nossos desejos. Uma está na maioria das vezes acompanhada da outra. Quando o que está na base da supressão é a manutenção do status quo... pode ser tão desconfortável retaliar, como deixar claras as nossas intenções. Passamos a viver uma vida, completamente desligada da nossa essência.


A diferença é que a supressão, pelo facto de colocar a pessoa no papel da vítima é muito mais aceite pela sociedade. E assim sendo, isto tornou-se infelizmente numa temática em que, de uma maneira ou de outra, todos nos tornámos, de certa forma, especialistas.

O que pode ser interessante também de entender é que a supressão não faz do suprimido um bonzinho, ou uma vítima.

A supressão não é mais do que uma forma de manipulação. Quando suprimimos uma opinião, quando nos calamos perante uma ofensa, quando nos inibimos de discordar, na maioria das vezes fazemo-lo para controlar a situação, para ter entre mãos um determinado resultado, seja em termos do comportamento da outra pessoa, seja em termos da eventual paz da situação.

É bom entendermos, que usamos isto, como forma de mantermos o status quo, de não deixar que nada interfira neste universo que tão bem julgamos controlar. Mas este movimento é inimigo da nossa expansão. Nós não controlamos nada. Os eventos da natureza são a maior prova disso. A verdadeira arte da vida está em ganharmos constância, conforto, aceitação na inconstância da mesma.

É bom tentarmos ir um pouco mais fundo e entender realmente em cada um de nós este tema da supressão…

# que situações tendo eu a suprimir?

# porque razão o faço? que resultado pretendo atingir?

# o que ficaria em causa se não o fizesse?

PS - Se te pudermos ajudar, através das nossas sessões individuais, envia-nos por favor uma mensagem. Conhecemos o processo e para nós, é um gosto enorme, poder contribuir para a tua libertação.


1 visualização

Para estares sempre actualizado...

  • Instagram
  • Facebook
  • Black LinkedIn Icon