Felicidade na Tribo


Normalmente não escrevemos sobre o que escrevemos. Mas desta vez é diferente.

Tivemos a oportunidade de escrever para um projecto diferente. Um projecto de famílias, de parentalidade consciente, de felicidade. A revista Tribo. Este facto deixou-nos tão contentes, que não resistimos a partilhar aqui um excerto dessa maravilhosa conversa.


A história da felicidade constrói-se, é verdade?

Acredito que sim. Não com planos, mas com atenção. Atenção interior, escuta activa do que realmente nos nutre, nos inspira e nos faz crescer. Esta é a fórmula do Joy Planner; este é o esquema de activação que de uma forma tão simples tem trazido tanta felicidade à vida de tantas pessoas.

Parece simples, mas é eficaz. Porque nos traz um pouco mais para dentro, para nós. Temos muitas vezes tendência a vier a vida de uma forma mais desligada, mais em piloto automático onde sentimentos como a alegria ou a felicidade, já nem constam da nossas ambições. Tornaram-se um cliché aos quais damos muito pouca atenção.

O Joy Planner, de uma forma muito simples e divertida, traz esta consciência de volta para a nossa vida.

Como se traz alegria para dentro de uma familia? Podemos planeá-la?

A alegria numa família, do nosso ponto de vista está ligada a dois vectores principais: o amor e o cultivo da autenticidade. A família é aquele lugar seguro onde nos vamos podendo mostrar e onde vamos, ao longo do tempo, moldando a nossa personalidade. É assim importante, que esteja sustentado num quadro de valores, que mais não são do que princípios orientadores que suportam ou norteiam toda a acção de uma família. É como que a base que vai suportando toda a responsabilidade que os seus diversos membros vão ganhando.

Acima de tudo, a alegria de uma família, faz-se com a busca activa da alegria de cada um de nós, e com o suporte que damos à busca de felicidade por parte dos nossos filhos. O que é que ´importante para eles? O que é que os faz felizes? Em que é que acreditam?…

Como Pais, temos realmente de ter a responsabilidade de perceber diariamente o tipo de conceitos com os quais queremos que os nossos filhos cresçam. Entender também que os nossos filhos (mais do que com o que dizemos) aprendem com o que nós fazemos, com os exemplos que passamos. Não podemos querer criar filhos saudáveis, alimentando-nos de forma descuidada por exemplo.

A família é um local de partilha, de verdade, um laboratório vivo para todo o nosso acreditar.

É possível ensinarmos os nossos filhos a serem felizes?

Claro. A nossa principal recomendação aqui é primeiro no sentido de entender que a felicidade é mesmo uma responsabilidade de cada um, e depois; de os ajudarmos a encontrar a sua verdadeira autenticidade, a perseguirem sempre o que os faz felizes. Sem filtros, nem preconceitos. Sem expectativas, nem projecções, e com uma enorme abertura de coração. Afinal não há mesmo nada mais importante na vida do que a sua própria felicidade.

Como ensinas isto às pessoas?

Ensino exatamente da mesma forma. Ajudando-as a ir bem fundo dentro de si, a escutarem-se na sua verdade, a transporem a sua mente racional. Só assim conseguem ir além dos limites de protecção da sua personalidade. É lá bem fundo, na subtileza do nosso estar que encontramos as respostas mais autênticas de nós.

Ajudo-as a expressarem-se a partir da sua essência. Não necessariamente e apenas através da sua voz, mas através da ligação exactamente aos que lhes dá prazer e sentido. A vida fica mais fluída, mais feliz, mais preenchida e assim, mais saudável também.

Consigo diariamente ver a ligação directa entre o bem estar de uma pessoa (físico, mental emocional) e a sua autenticidade; a forma como vive a vida. Para mim verdadeira saúde é quando o que somos, está alinhado com o que sentimos, pensamos e fazemos.

:::

Para verem a entrevista completa, sugerimos mesmo que adquiram a revista.

A revista Tribo é mágica. No seus conteúdos, no seu design, no seu formato e claro, na sua fundadora - a Rita Ferro Alvim, a quem naturalmente agradecemos a oportunidade.


1 visualização

Para estares sempre actualizado...

  • Instagram
  • Facebook
  • Black LinkedIn Icon