Como lidar com o sentimento de não ser capaz

O maior entrave à concretização dos teus sonhos é o sentimento que insistes em chamar a palco de “eu não sou capaz”!

Não sou capaz de mudar a minha vida, porque não vou ser capaz de me sustentar; não consigo pensar em comprar uma casa, porque não vou ser capaz de a pagar, etc, etc…



Estes são sentimentos que não te interessam. E este é o primeiro ponto que tens de integrar.

Os teus pensamentos, são a tua escolha. E tu, és livre de não os querer para ti.


E assim, o desafio que te faço é:

#1 faz uma lista das coisas que realmente gostavas de mudar na tua vida; e logo de seguida,


#2 para cada uma delas, enumera o que te impede. Aqui escreves os teus receios, dúvidas, medos. Agora, para cada um deles, entende que estes apenas são uma criação da tua cabeça, da tua mente inferior. Eles não são realmente a constatação da realidade. E então, inspirada pela dinâmica da tua mente, decide contrariá-los.


#3 Para cada resistência, medo ou duvida, escreve uma afirmação que indique exactamente o contrário. E observa como te sentes com ela. Por exemplo, se o teu tema for querer mudar de vida, e uma das razões pelas quais não o fazes, é porque achas que não és capaz de te sustentar, então afirma o contrário. De que sim, que és plenamente capaz de te sustentar. Vê como é que te sentes, e como é que assenta esta nova realidade no teu corpo. Mas se ainda assim, ainda te restam dúvidas quanto à dinâmica da tua mente, então vai um pouco mais fundo, e


#4 para cada receio que apresentas, procura factos na tua vida que evidenciaram exactamente o contrário. Factos em que por exemplo foste completamente capaz. Aqui entendes completamente a dinâmica da tua mente e, como podes aproveitá-la a teu favor.


As crenças e os pensamentos residem em nós, na proporção que os alimentarmos. Se aprendermos, e nos disciplinarmos para activar o pensamento contrário, é este que vai prevalecer.


E portanto aquilo que temos de fazer é: um, entender que tudo parte de uma nossa construção mental; dois, que podemos a cada momento, usar esta mecânica para construirmos a realidade que realmente desejamos.


E tu, também tens este sentimento?

Partilha connosco se te foi útil esta partilha.


66 visualizações