Rita Sambado

Sou a Rita, e acredito que dentro de ti há algo incrível pronto a ser explorado

Mudei a minha vida toda, várias vezes. 

E ainda mudo. Sempre que é necessário, sempre que o meu potencial fala mais alto que o meu conformismo.

Da minha infância a única coisa a relatar é que, apesar de ter sido sempre boa aluna, nada me interessava por aí além. E o que me interessava, não tinha cabimento no quadro de projecções que a sociedade fazia para alguém com tão boas notas…(ugh!) As coisas que gostava e que me entretinham eram a cozinha, e alguns trabalhos criativos.

E assim decidi estudar gestão. E a partir daqui uma série de eventos direcionaram definitivamente a minha carreira num sentido, que não era exactamente o que me mais me entusiasmava. Universidade Católica, seguida de uma consultora e uns primeiros anos de trabalho que me puxaram bem no sentido da minha carreira de gestão.

Quando decidi sair da consultora e passar para o lado do cliente, encontrei o meu espaço na área comercial e depois no marketing. E foi aqui que, depois de muito procurar encontrei um espaço de expressão dentro do mundo das empresas.

Mas para quem é sensitivo como eu, este mundo tinha muitas coisas muito difíceis.

Era um palco de muitas mentiras, muito fingimento, muita segurança e pouco crescimento. Usavam-se linguagens difíceis, para que poucos pudessem entender. Códigos de cilos. Ambições e jogos de vaidade.

Aos 32 anos estava talvez na fase mais triste da minha vida, sem qualquer luz ao fundo do túnel do conformismo. 

E foi então que passado pouco tempo descobri o yoga. O yoga levou-me dentro de mim, e ensinou-me a perceber que o que temos dentro de nós é a verdade mais absoluta, da qual não devemos nunca abdicar. Foi no tapete que iniciei todo o meu percurso de auto conhecimento.

Mais tarde uma quarta gravidez, e uma intuição de que deveria continuar e testar-me numa área que fosse realmente fora daquilo que tinha feito até ali. 

Como desde miúda sempre tinha gostado de saúde natural e de psicologia transcendental, encontrei na Homeopatia Clássica, um caminho de aprofundamento.

Mas aquilo que eu achava que era mais um layer que estava a acrescentar transformou-se em algo em que eu não queria mesmo estar fora. Testemunhava processos de cura e de despertar de potencial, como eu nunca tinha visto até ali. Decidi aprofundar ainda mais e depois do curso, resolvi aprofundar os meus estudos nessa área, desta vez numa Clínica no India. Aqui sim, um mergulho incrível na disciplina e um mergulho incrível em mim. O misto de cheiros, cores, sensações que via no exterior, era exactamente o que testemunhava no interior.

E um divórcio.

E um convite para ser professora do yoga que praticava - ashtanga; o qual naturalmente aceitei.

A esta altura a minha vida tornou-se mesmo difícil.

A minha filha mais velha, lança-me também nesta altura o convite para lançar com ela um livro de cozinha. A cozinha tinha estado desde sempre na minha vida, e nos últimos anos, muito especializada em alimentação energética. E assim foi, lançámos um livro em 2015. eu escrevi as receitas, ela tirou as fotografias.

Mas do outro lado do espelho, o que tínhamos era uma mulher que dizia que sim a tudo, porque era tentador ir acumulando conquistas, mas a verdade é que estava a começar a ficar estoirada, e sem perceber bem o que deveria fazer com a sua vida.

Nos meus interesses e profissões estavam: o marketing, a homeopatia, o yoga, a cozinha… tudo num grau relativamente elevado de responsabilidade, ou de senioridade de entrega, e portanto a exigir realmente muito de mim.

E foi neste contexto que comecei a criar ferramentas de auto-desenvolvimento que me permitissem perceber como se deveria desenrolar o meu caminho. 

À minha conta tornei-me especialista em: perceber o que são realmente os nossos dons, quais devemos colocar ao serviço do mundo, como perceber os caminhos que estão com mais energia, os passos a dar, etc.

E assim nasceu a minha quinta paixão:

o Desenvolvimento Pessoal. 

E graças a esta, consegui arrumar toda a minha vida. Dei às paixões da cozinha e do yoga um caracter mais pessoal, e decidi servir ao mundo a partir das outras. 

Passei de trabalhadora por conta de outrem a trabalhadora por conta própria. (sim conheço bem as dores todas desta passagem…)

Uma parte do caminho estava feita. Agora faltava a outra, que era perceber como é que uma pessoa podia ter tantos interesses e, (julgava eu) tão diferentes.

Percebi então o que liga todas estas matérias e que me faz ter uma confiança grande nos resultados que entrego. 

Eu tenho uma linguagem de essência.

E essência é tudo o que é único e especial.

Eu vou à tua essência e alinho tudo o resto à volta. É isso que faço com a homeopatia, com o marketing, com o desenvolvimento pessoal. Vou ao teu padrão mais profundo e trago-o á superfície, para que possas alinhar a tua vida e servir o mundo através dele.

Hoje estou completamente realizada no que faço. Ajudo pessoas a encontrarem o seu diamante e a acrescentarem ao mundo através dele.

Em termos de timeline, os marcos que mais contribuíram para o que faço hoje...

1994 Formei-me em Gestão de Empresas

1994 Iniciei a minha vida profissional em Consultoria na Arthur Andersen, hoje Deloitte

1997 Entrei para a Mundial Confiança (hoje Fidelidade), para responsável de marketing

1998 Nasce a minha primeira filha (Leonor)

1999 Entrei num grupo de media, para uma experiência de start up online

2001 Nasce a minha segunda filha (Matilde)

2001 Regressei à Fidelidade, esta vez para um lugar de responsável comercial e mais tarde de marketing.

2003 Nasce o meu terceiro filho (Pedro)

2007 Iniciei a prática de Ashtanga Yoga

2008 Nasce a minha quarta filha (Laura)

2012 Formei-me em Homeopatia Clássica

2015 Rebranding Fidelidade

2016 Nasce a minha quinta filha (Mar)

2016 Prémio Marketeer do ano

2016 Fundei a minha escola de Desenvolvimento Pessoal EUS School of Being

2016 Iniciei o meu percurso como  empreendedora

Obra Desenvolvida e Editada

As minhas certificações

Licenciatura em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa

Advanced Practitioner em Homeopatia Clássica, School of Homeopathy, UK

Advanced Studies in Clinical Homeopathy at The Other Song Academy Mumbai, India

Free Email Alignment Journey

ALINHA A TUA VIDA COM O QUE DE MAIS ESPECIAL EXISTE EM TI

Estás cansado de viver uma vida desligado de ti? Em “piloto automático” diário, sem qualquer entusiasmo por ti ou pela vida? Com um trabalho que não te significa e não te permite expressar o que de melhor há em ti?

E estás pronto para dar o salto, em direcção a uma vida com mais propósito e significado?

Subscreve este mini-curso e levamos-te numa viagem diária ao longo da metodologia que criámos e que usamos com os nossos clientes para os ajudar a encontrar a sua essência e a criar impacto no mundo a partir da mesma !

Parece-te bem?

Para estares sempre actualizado...